Nós já falamos sobre a mandioca aqui no blog e você viu se ela engorda ou não. Assim como a batata-doce, ela é um alimento bem difícil de se escolher na hora da compra. Por isso, nós criamos esse guia para você aprender como escolher mandioca.
A mandioca é uma excelente fonte de carboidratos bons para o seu organismo. Ela é bem versátil também: dá para fazer purê, comer frita, cozida, na manteiga, farofa e em uma das nossas formas preferidas: como tapioca.
Antes de tudo
A melhor época do ano para se comprar mandioca no mercado é de maio a agosto. Claro que você irá encontrar a mandioca o ano inteiro e com qualidade, mas é nessa época do ano em que ela estará mais fresca.
Apesar de ter uma cara de durona, a mandioca é um alimento bastante perecível e estraga bem rápido. Nossa dica é que você só compre a mandioca quando for realmente usá-la.
Como escolher mandioca
Cuidados com a casca
A casca da mandioca deve ser uniforme e em tons de marrom. Se você notar algum tipo de mancha, fungos ou umidade, não compre.
Depois de analisar a aparência, passe para a textura: você deve conseguir tirar pedaços da casca com a mão, isso significa que ela está fresca. Quando você arrancar a casca, observe se aparece uma camada rosa – a parte que protege o miolo.
Analise a aparência do miolo
A cor do miolo pode mudar de acordo com a variedade de mandioca, mas ele deve ser branco ou amarelo claro. O miolo inteiro deve ser uniforme e não apresentar nenhuma mancha. Verifique o cheiro, que deve ser bem suave, sem nenhum azedo. Quanto à textura, o miolo é ligeiramente úmido. Se estiver pegajoso, não compre!
Se você for comprar a mandioca inteira, recomendamos que você solicite ao vendedor que parta o legume ao meio para verificar se ela está fresca. Analisar tanto a casca quando o miolo é essencial para comprar uma mandioca de boa qualidade.
Como descascar
Se você achou que o processo de como escolher mandioca é difícil, imagine como descascar. Assim que você comprar a sua mandioca, lave-a bastante com água corrente esfregando com uma esponja limpa. Esse processo irá retirar impurezas, resíduos e restos de areia que possam ter permanecido na casca.
Depois de ter lavado bem a sua mandioca, é hora de descascar (essa é uma das etapas mais desafiadoras). Descascar a mandioca é mais fácil quando ela está bem fresca, por que a casca se solta com mais facilidade. Você deve tirar toda a casca e a parte rosa que separa a casca do miolo.
Nem todo mundo consegue descascar a mandioca perfeita de primeira, mas não desista: é tudo uma questão de prática. Você irá precisar de uma faca afiada e muita paciência e cuidado para não se machucar.
Depois de tirar toda a casca, lave o miolo novamente com água corrente. Agora sim a sua mandioca está pronta.
Como conservar
Como já falamos, é muito importante que você não compre uma quantidade grande de mandiocas de uma só vez e sim, a quantidade exata que você vai utilizar naquele dia. Mas existem formas de conserva-la por um tempinho a mais.
Depois de lavada e descascada, corte a mandioca em pedaços médios, coloque-os em vasilhas e cubra com água. Leve as vasilhas com a mandioca para a geladeira, onde você pode conserva-las por até 1 mês.
Com o tempo, a mandioca vai soltando seu amido na água, que vai ficando esbranquiçada. Monitore esse processo de perto e descarte a mandioca se ela começar a ficar roxa.
Como preparar
A mandioca não pode ser consumida crua. Ela possui uma certa quantidade de ácido cianídrico que pode causar intoxicação.
O jeito mais simples de cozinhar a mandioca é leva-la ao fogão em uma panela com água até que estejam bem molinhas. Depois é só dar azas à imaginação e tempera-la do seu jeito preferido.
Mandioca e Vinhos
Após dominar a arte de escolher e preparar a mandioca, que tal experimentar harmonizá-la com vinhos?
A mandioca, com seu sabor suave e textura única, pode ser um acompanhamento perfeito para diversos tipos de vinhos.
Por exemplo, um purê de mandioca macio e cremoso pode ser o par ideal para um vinho tinto encorpado, como um Malbec ou um Cabernet Sauvignon, realçando os sabores robustos do vinho.
Para os fãs de espumantes, experimente servir mandioca frita ou em farofa como aperitivo, acompanhada de um espumante Brut ou Prosecco da Adega Farret.
A textura crocante da mandioca frita contrasta maravilhosamente com a leveza e as bolhas refrescantes do espumante, criando uma experiência gastronômica única e agradável.
Além disso, a mandioca pode ser incorporada em receitas que utilizam vinho como ingrediente, como um cozido ou um guisado, onde a mandioca absorve os sabores do vinho, enriquecendo ainda mais o prato.
Para os aventureiros na cozinha, explorar a combinação de mandioca com vinhos e espumantes pode abrir um novo mundo de sabores e experiências culinárias.
Confira nossa seleção de vinhos na Adega Farret para encontrar o par perfeito para sua próxima receita com mandioca.
Qual outro alimento você tem dúvidas na hora de escolher?