Enoturismo é uma palavra nova para muita gente. A atividade vem ganhando adeptos e movimentando a economia nos países produtores de vinhos e divertindo muita gente.
O QUE É ENOTURISMO ?
É o segmento do turismo que envolve viagens e passeios motivados pela apreciação do vinho, mas que vão além, percorrem uma gama de experiências e atividades entre as peculiaridades do universo do vinho, numa forma autêntica de conhecer regiões vitivinícolas – locais que cultivam uva e produzem vinhos.
O Enoturismo pode variar de acordo com a região visitada, estação do ano, calendários festivos, hábitos e cultural locais, mas de forma geral envolvem os visitantes em diversas possibilidades de lazer como:
- visitar cidades de diferentes tamanhos, estilos e colonizações, em diversos países
- participar de experiências em vinhedos e vinícolas
- conhecer as etapas do cultivo e colheita da uva (Vindima) em diferentes tipos de propriedades, regiões e países
- conhecer diversos estilos de produção de bebidas como sucos, vinhos, espumantes comerciais e artesanais e de comidas
- participar de degustações de vinhos e sucos
- vivenciar as tradições, história e cultura passadas e atuais de diversas nacionalidades
- deliciar-se com a gastronomia típica e de releituras de chefs de cozinha
- hospedar-se em hotéis e pousadas encantadoras (até dentro de vinícolas, castelos, casas típicas, fazendas e até em pipas)
- compras diversas dos produtos da região visitada
- encantar-se com lindas paisagens que mudam de cor ao longo do ano
- conhecer parques, museus, igrejas, monumentos entre outros locais
Entre as atividades mais procuradas nas viagens de Enoturismo estão as visitas as vinícolas onde as atividades podem variar entre os estabelecimentos e o período do ano. Geralmente são guiadas por pessoas da própria família, nas pequenas vinícolas, ou por funcionários especializados no caso das grandes empresas ou cooperativas. Nas visitas se pode conhecer os vinhedos (plantações de uvas), a estrutura e processo produtivo (colheita e processamentos das uvas, produção, envelhecimento, engarrafamento, rotulação e expedição das bebidas). Participar de degustações de sucos e de vinhos com provas, pagas ou gratuitas, dos produtos produzidos na vinícola e na região em ambientes dos mais diversos, e, também ao ar livre como em picnics. Algumas vinícolas oferecem restaurantes para almoço, jantares e eventos diversos, e até hospedagens. Os eventos são concorridos e muitas vezes é essencial reservar. Algumas localidade são muito procuradas para eventos desde curso, encontro corporativos e, também, os sociais como casamentos e aniversários.
Na época da Vindima (que varia entre as regiões) é tempo de vivenciar a colheita de uvas e as tradições locais em torno da produção do vinho. Na Serra Gaúcha, ela acontece no verão quando se pode participar da colheita (diurna ou noturna) e do “merendim” (lanche típico italiano) nos vinhedos. Fazer a “pisa” da uva, e, até, produzir o próprio vinho. A temporada é geralmente a mais procurada pelos visitantes.
O Enoturismo movimenta uma ampla cadeia produtiva que reflete fortemente na economia local e muitas vezes na região e no país. Os visitantes (casais, grupos de amigos, familiares e corporativos) ampliam a geração de renda na região, criação e manutenção de empregos em diversos estabelecimentos, e, consequentemente, na arrecadação de impostos.
ROTAS DE ENOTURISMO
Em muitos países, encontramos Rotas de Enoturismo com sugestões muito bem organizadas para os visitantes. Algumas bem detalhadas com apresentação do destino, melhor época para visitar e clima na região. Dicas de cidades, vilarejos e pontos turísticos. Contatos de vinícolas, hospedagens, restaurantes e passeios para agendamento prévio. Muitas podem ser facilmente localizadas na internet e por meio de aplicativos.
ALGUMAS PRINCIPAIS REGIÕES PRODUTORAS DE VINHOS:
África do Sul:
- Stellenbosch
- Paarl
- Constantia
- Franschhoek
- Durbanville
- Swartland
Alemanha:
- Rheinhessen
- Palatinado
- Rheingau
- Mosel
- Baden
- Württemberg
- Ahr
- Franken
Austrália:
- Adelaide Hills
- Barossa Valley
- Hunter Valley
- Margaret River
- Tasmânia
Brasil:
- Vale dos Vinhedos (Rio Grande do Sul)
- Campanha (Rio Grande do Sul)
- Campos de Cima da Serra (Rio Grande do Sul)
- Vale do São Francisco (Pernambuco e Bahia)
- Interior Paulista (São Paulo)
- Sul de Minas (Minas Gerais)
Estados Unidos:
- California
- Washington
- Oregon
- New York
França:
- Alsácia
- Beaujolais
- Bordeaux
- Bourgogne
- Champagne
- Languedoc-Roussillon
- Provence
- Rhône
- Vale do Loire
Itália:
- Valle d’Aosta
- Piemonte
- Liguria
- Lombardia
- Trentino‐Alto Adige
- Veneto
- Friuli-Venezia Giulia
- Emilia‐Romagna
- Toscana
- Umbria
- Marche
- Abruzzo
- Molise
- Lazio
- Campania
- Puglia
- Basilicata
- Calabria
- Sicilia
- Sardegna
Portugal:
- Vinhos Verdes
- Trás-os-Montes
- Douro
- Távora-Varosa
- Dão
- Bairrada
- Beira Interior
- Lisboa
- Tejo
- Península de Setúbal
- Alentejo
- Algarve
- Madeira
- Açores