Saiu a avaliação dos melhores do vinho brasileiro de 2023, o WBA.
O maior e mais respeitado concurso de vinhos brasileiros atingiu mais uma vez número recorde de inscrições e renova o entusiasmo sobre o crescimento do setor que cresce em quantidade e qualidade.
Graças ao maior conhecimento técnico, à expansão das inovações tecnológicas e das indicações geográficas, nossos enólogos estão conduzindo a produção nacional a patamares cada vez mais altos. A sucessão das extraordinárias colheitas 2018 e 2020 elevou ainda mais o nível dos nossos vinhos e espumantes, sinalizando a maturidade de grande parte dos produtores e de uma produção cuja ênfase no vinhedo e nos frutos tem sido a tônica.
Em Natal, a Adega Farret comemora a presença de 24 rótulos entre os espumantes e vinhos premiados no certame. “Para nossa felicidade, temos 24 rótulos entre os vinhos e espumantes premiados no WBA à venda com exclusividade na Adega Farret. E isso reforça o sucesso da nossa parceria com as vinícolas Valmarino e Capoani e com as Cooperativas Nova Aliança e São João”, fala a Sommelier Simone Farret.
Os 24 rótulos premiados contemplam uma diversidade de estilos e preços de vinhos em Bag in Box, espumantes champenoise e Sur Lie, até vinhos branco e tinto com passagem por barricas de madeira e envasados em garrafas imponentes para longa guarda. Entre os mais populares estão o Cabernet Sauvignon demi seco e o seco na Bag in Box da linha Santa Colina. Os vinhos premiados da linha Castellamare surpreendem, com o Gerwürztraminer da linha Selection com garrafas numeradas e o leve e frutado Riesling apresentado em garrafa 750ml e na versão Bag in Box 3 litros. A Capoani mostra que a alta qualidade de seus produtos está dentro de fora das lindas garrafas com identidade azul Tifanny tanto em vinhos como em espumantes champenoise premiados no certame. A linha Cerro da Cruz, da Cooperativa Nova Aliança, comprova a força do vinho da Campanha gaúcha com o chardonnay e o tannat barricados. E, com a maior quantidade de rótulos premiados, a Valmarino confirma a altíssima qualidade do trabalho do enólogo Marco Antônio Salton e do terroir de Pinto Bandeira.
Os vinhos premiados estão à venda na loja da Adega Farret no HC Plaza, pelo televendas (84)2010-0005 e na loja on-line.
Conheça os 24 vinhos premiados que fazem parte do portfólio da Adega Farret:
Vinícola Valmarino:
– Espumante Champenoise Brut Branco
Top 25 Brut Tradicional
Top Boa Compra
-Espumante Valmarino & Churchill Champenoise Extra Brut Branco
– Espumante Capoani Champenoise Blanc de Blanc Nature
Top 25 Nature
–Espumante Capoani Champenoise Blanc de Noir Nature
Top 25 Nature
-Vinho Capoani Merlot
Top 25 Merlot Barricado
-Vinho Capoani Tannat
Top 25 Tannat
-Vinho Capoani Riesling Doce
Top 10 Sobremesa Branco
Vinícola Nova Aliança:
-Vinho Santa Colina Cabernet Sauvignon Demi Sec
Top 10 Suave e Demi Sec
-Vinho Santa Colina Cabernet Sauvignon Bag in Box
Top 5 Bag in Box
-Vinho Santa Colina Merlot Bag in Box
Top 5 Bag in Box
-Vinho Cerro da Cruz Chardonnay
Top 25 Chardonnay Barricado
-Vinho Cerro da Cruz Merlot
Top 25 Merlot Barricado
-Vinho Cerro da Cruz Tannat
Top 25 Tannat
Vinícola São João:
-Vinho Castellamare Gewürztraminer
Top 5 Gewürztraminer
-Vinho Castellamare Riesling
Top 10 Riesling
-Vinho Castellamare Merlot
Top 10 Merlot sem Barrica
SOBRE O CONCURSO:
O WBA 2023 avaliou 2703 vinhos de 284 vinícolas e elegeu os melhores vinhos do país com as medalhas: Commended, Gold, Grand Gold e Platinum. Elegeu também os melhores em: comércio de vinhos brasileiro, carta de vinhos brasileiros, personalidade do ano, vinícola revelação e vinícola do ano. A ainda os tops em: disruptivos, safra 2018, safra 2020, boas compras espumantes, boas compras vinhos, brandy e até mesmo em rótulo e design garrafa.
Clique e conheça os eleitos no Oscar do vinho brasileiro: WBA 2023