Um dos ícones da mixologia, o drink Mimosa é apreciado mundo a fora e consumido em diversos horários e ocasiões.
O Mimosa até ganhou uma data comemorativa, celebrada em 16 de maio.
Sua origem ainda é incerta. Apesar da disputada entre americanos e britânicos, o drink pode ter sido criado pelo bartender e escritor Frank Meier, do Hotel Ritz, em 1925, na fervilhante Paris, como opção aos clientes do famoso estabelecimento.
O Mimosa ganhou o nome por conta da cor amarelada da flor da planta de mesmo nome (Acácia Mimosa) e também do drink resultado da combinação dos seus dois ingredientes: suco de laranja e espumante servido em uma taça de champagne com aste longa.
O bom mesmo é que o Mimosa conquistou o público por onde passou e virou sucesso internacional. Ganhou fama em serviços de primeira classe de algumas ferrovias e companhias aéreas. Foi apresentado a rainha Elizabeth II em uma visita ao sul da França e passou a ser apreciado pela nobreza inglesa e inserido no Brunch – tradicional refeição inglesa que combina o café da manhã (breakfast) com o almoço (lunch) servido especialmente aos finais de semana, a partir das 11h até o meio da tarde. Na década de 60 se tornou popular nos Estados Unidos e passou a ser símbolo de elegância e, também, referência de boas vindas.
Muito fácil de preparar, leve, fresco e com perfil cítrico, o Mimosa é muito consumido em eventos pela manhã, em comemorações sociais e corporativas, também vai bem na beira da piscina, antes das refeições e ainda no happy hour.
O Minosa é muito versátil na harmonização. Pode ser servido sozinho como boas vindas, com aperitivos e refeições leves e, até, com iguarias doces. Aposte em aperitivos com queijos menos salgados e mais delicados, saladas, quiches e tortas salgadas e outras preparações com carnes leves e peixes brancos como Tilápia e Robalo até em versões cruas como sashimi e ceviche. E, com os doces como cheesecake, bolos, tortas, muffins e biscoitos com geléias.
RECEITA DO COQUETEL MIMOSA:
Espumante (preferencialmente Brut)
Suco de Laranja coado
Antes de preparar o drink, gele o suco de laranja e o espumante.
Em uma taça de champagne ou copo de sua preferência combinar em partes iguais o suco de laranja e o espumante.
Decorar com um twiste de casca de laranja e servir imediatamente.
RECEITA DO COQUETEL SORVETE MIMOSA:
Espumante (preferencialmente Brut)
Sorvete de Laranja
Antes de preparar o drink, gele o espumante
Em uma taça de champagne ou copo de sua preferência combinar uma colher de sorvete com o espumante.
Decorar com um twiste de casca de laranja e servir imediatamente.
OBS: também pode-se adicionar um toque de licor Cointreau, Grand Marnier ou bitter de laranja